O fim das deduções do imposto de renda trouxe muitas dúvidas para o trabalhador brasileiro. Afinal, essa proposta irá afeta o salário do contribuinte? Entenda tudo sobre essa notícia no texto abaixo.
O que é o IR?
O imposto de renda é um valor obrigatório aplicado sobre os rendimentos não tributáveis dos contribuintes que precisam cumprir com o valor e realizar a declaração do IR.
De acordo com a tabela do Imposto de Renda em 2021, é obrigatório declarar o IR quem está de acordo com alguns requisitos. São alguns deles:
- Ter obtido renda anual superior a 28.559,70 no último ano;
- Ter recebido rendimentos isentos, tributáveis ou não, superiores a R$ 49 mil;
- Ter obtido ganho com a venda de bens como terrenos, casas ou imóveis;
- Outros.
Qual a diferença entre IRPF e IRPJ?
Se você está se perguntando qual a forma de contribuição pela qual você deve declarar o seu imposto, é importante mencionar que existem duas categorias do IR.
O IRPF 2022 corresponde ao Imposto de Renda para Pessoa Física, e é relacionada ao trabalhador comum, que atua ou não junto a CLT e está dentro dos requisitos previstos pela Receita Federal.
Enquanto isso, o IRPJ, Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica, é o recurso voltado para empresas, contribuintes do CNPJ, que estiverem também de acordo com as regras do IR.
O que são as deduções do IR?
Agora que você já sabe o que é o IR, é importante entender todos os aspectos relacionados a ele, como as deduções do imposto de renda. E afinal, do que se trata?
As deduções do IR são valores que podem ser subtraídos do valor total a ser pago pelo IR, resultando em um abatimento no que o contribuinte deverá pagar a Receita Federal.
Uma das deduções mais comuns é incluir filhos dependentes de até 21 anos na declaração do IR, pois supõem-se que estes consomem um percentual importante da remuneração dos trabalhadores.
Como as mudanças do IR afetam a vida do trabalhador?
Como você conferiu acima, as deduções do IR são valores a serem abatidos do que o contribuinte precisa pagar pelo imposto de renda e por isso, o fim das deduções significa pagar um total maior pelo IR.
Por outro lado, é importante ressaltar que se o fim das deduções for aprovado ou, ao menos, sofrer alterações isto pode significar que as alíquotas do IR serão reduzidas, resultando em um imposto mais barato e justo para quem recebe mais.