A Álvaro Pinto

Lisboa, 25 de Abril de 1912

Sr. Álvaro Pinto

Não respondi, como cumpria que fizesse, ao postal de V… de 19, porquanto esperava poder entregar a Veiga Simões, que parte amanhã para o Porto, o segundo artigo sobre o aspecto sociológico da actual corrente literária; na entrega do artigo iria, ainda que inconvencionalmente, a demorada resposta. Como, porém, V... compreende, a elaboração raciocinativa de um assunto originalmente concebido é difícil quando considerações de espaço tipográfico entram - isto é, têm de ser levadas em conta - na elaboração do raciocínio.

Por isto, só poderei prometer mandar antes do fim do mês o artigo de que se trata; mas, dentro destes 5 dias, com certeza que o mandarei.

Como foi no dia 7 de Abril que recebi as provas do meu primeiro artigo, e elas, revistas, chegaram a tempo de não demorar a saída de A Águia, creio ( a não ser que o número 5 saia antes do habitual dia 15 ) que, dado 7 dias de margem para a composição tipográfica do artigo, dou amplo tempo ao compositor.

Não recebendo de V... aviso em contrário, remeterei o artigo como indiquei. De V…

respeitosamente

Fernando Pessôa

Notas explicativas carta nº 7
Álvaro Pinto era dirigente da Renascença Portuguesa e secretário de redação da revista A Águia. Pessoa refere-se ao artigo " Reincidindo... ", publicado na revista portuense em maio de 1912 ( nº 5, II série) e que vinha na continuação do seu artigo de estréia " A nova Poesia Portuguesa sociologicamente considerada " inserto no número anterior. As cartas seguintes - 30 de abril, 1º de maio e 2 de maio - dão conta do envio, a " conta-gotas ", do texto integral. Estas cartas seguem reunidas nesta apresentação. O citado portador da encomenda de Pessoa é o diplomata e escritor Veiga Simões (1888-1954 ), autor, entre muitos outros trabalhos, sobretudo no domínio histórico, de A Nova Geração (Estudos sobre as Tendências Actuais da Literatura Portuguesa ), 1911. Fernando Pessoa - Correspondência 1905-1922 Editora Companhia Das Letras