Amigos e Parceiros do 'Poetinha'



Toquinho e Vinicius: mais do
que parceiros, amigos


Mais do que parceiros, Vinicius colecionou amigos e admiradores de sua obra. Companheiros de boêmia, do cotidiano, de rimas e notas musicais, eles formaram a fina nata da Música Popular Brasileira, junto ao 'Poetinha'.


TOM JOBIM - Em 1955, Vinicius montaria a peça Orfeu da Conceição, com música a cargo de um então jovem pianista; Tom Jobim. Surgia assim uma parceria que se estenderia por toda a vida profissional e pessoal. U
ma série de intérpretes gravou composições inesquecíveis da dupla, como Canções do Amor Demais, Luciana, Estrada Branca, Chega de Saudade, Garota de Ipanema, Só danço Samba, Insensatez, Ela é Carioca e Samba do Avião. Mais do que ninguém, o maestro, pianista, arranjador e violonista Tom foi o grande amigo.



CARLOS LYRA
- Os dois se conheceram em 1961, ano em que compuseram juntos Você e Eu e Coisa Mais Linda. Outras composições da dupla são Primeira Namorada, Nada como ter Amor e A Marcha da Quarta-feira de Cinzas.



BADEN POWELL - A parceria com o violonista começou em
1962, ano em que foram compostas as belas Samba da Bênção, Tem Dó, Samba em Prelúdio, Consolação, Canto de Ossanha e Samba de Oxóssi. Valsa do Amor que não vem, interpretada por Elizeth Cardoso, conseguiu o segundo lugar do I Festival de Música Popular Brasileira, da TV Excelsior de São Paulo, em 1965.


TOQUINHO - Da intensa parceria iniciada em 1969, surgiu a clássica Tarde em Itapoã.O primeiro disco da dupla foi lançado em 1971, quando os dois passaram a
se apresentar em numerosos shows no Brasil e no exterior.
Ao todo, foram quase 120 músicas compostas pelos
amigos.


EDU LOBO
- O ano de 1963 marca mais uma parceria na vida de Vinicius: Edu Lobo. A principal canção da dupla foi Arrastão, que obteve o primeiro lugar no I Festival de Música Popular Brasileira, da TV Excelsior de São Paulo, em 1965, interpretada por Elis Regina.



FRANCIS HIME
- Eu te amo, Amor, Saudade de Amar e Sem Mais Adeus são algumas das canções surgidas com a parceria entre o pianista e o 'Poetinha'.



CHICO BUARQUE
- Gente Humilde, cuja letra foi escrita a partir de um tema musical gravado na década de 50 pelo compositor Garoto, é um dos sucessos do encontro dos dois talentosos artistas.

 

Início
Biografia
Bibliografia do poeta
Produção Musical
Arca de Noé
Bibliografia sobre o poeta