More Website Templates @ TemplateMonster.com - April 21, 2014!

Afro Brasileiras

As religiões afro-brasileiros são sistemas de crenças herdados dos africanos, que foram trazidos como escravos para o Brasil a partir do século 16. A maior parte desses negros era proveniente da costa Oeste da África, onde predominavam dois grandes grupos: os Sudaneses e os Bantos.

Os sudaneses vêm da região do Golfo da Guiné, onde se situam hoje a Nigéria e o Benin. Pertenciam às nações Haussais, Jeje, Keto e Nagô, e foram os principais precursores do Candomblé.

Os bantos agregam as nações de Angola, Benguela, Cabinda e Congo. Dessas nações, herdamos, entre outros elementos culturais, a capoeira e a congada.

Os cultos religiosos trazidos por esses povos sincretizaram-se com o Catolicismo, dando origem aos chamados cultos afro-brasileiros.



Candomblé

O Candomblé foi introduzido no Brasil pelos negros ioruba, na Bahia. Basicamente, é uma religião que cultua os orixás, deuses associados às forças da natureza, e sua liturigia é realizada no interior dos terreiros, também conhecidos como roças.

Da Bahia, o Candomblé se disseminou por muitos outros estados brasileiros - aliás, tornou-se uma presença marcante no Rio de Janeiro. Em Pernambuco, o Candomblé é chamado de Xangô, nome de um dos orixás mais cultuados na tradição afro-brasileira.

Os orixás

- Euá
- Exu
- Iansã
- Ibejis
- Iemanjá
- Ifá
- Logum
- Nanã
- Obá
- Obaluaiê
- Ogum
- Olorum
- Ossaim
- Oxalá
- Oxóssi
- Oxum
- Oxumaré
- Xangô

Os preceitos
- Cerimônias Privadas
- Ebós
- Incorporação
- Jogo de Búzios
- Quizilas
- Obrigações
- Raspagem



Elementos que fazem parte de um terreiro

- Agogô
- Atabaques (rum, rumpi e lé)
- Barracão
- Camarinha
- Peji
- Alabê
- Axoguns
- Babalorixá
- Ekede
- Ialorixá
- Iaôs
- Ogans
- Pai-pequeno (ou mãe-pequena)

Existem ainda os "Candomblés de Caboclo", típicos dos cultos trazidos pelos negros de Angola. Nessas cerimônias, as filhas e os filhos de santo incorporam não apenas os orixás (que jamais conversam com os presentes), mas também os espíritos de "caboclos", que seriam entidades de luz da corrente indígena.