Os Covens

Os Covens, que podem ser definidos basicamente como grupos de Bruxas Iniciadas em uma Tradição específica para praticar a Wicca, são os mantenedores de cada Tradição, juntamente com as Bruxas Solitárias.

Mas neste ponto, também, existem algumas diferenças - afinal, um dos princípios da Wicca é a liberdade e a ausência de dogmas. Algumas Tradições têm Covens com 12 ou 13 membros; outros, com até 50. Em algumas, são necessários só 2 ou 3 membros para formar um Coven.

A HIERARQUIA DENTRO DOS COVENS

Este é um ponto absolutamente polêmico dentro da Wicca. Hoje em dia, a maior parte da Bruxas dispensa este tipo de imposição "hierárquica". Mas, como informação, é preciso dizer que algumas Tradições mantêm a prática de proceder a 3 Iniciações diferentes para seus membros - os tais Graus que eu mencionei antes.

A Iniciação no Primeiro Grau é a entrada formal para a Religião Wicca, para aquela Tradição em particular e para o Coven.

A Iniciação no Segundo Grau geralmente acontece depois de algum tempo de estudo religioso e mágico dentro da Tradição.

A Iniciação no Terceiro Grau forma os chamados "Alta Sacerdotisa" e "Alto Sacerdote". Isso pode ser descrito como o ápice do conhecimento dentro de uma Tradição específica. A Iniciação no Terceiro Grau acontece, teoricamente, apenas depois que o membro completa um rigoroso programa de estudo que engloba a Magia, a estrutura dos Rituais, a dinâmica de um grupo mágico, a Mitologia da Wicca e diversas outras áreas.

Na minha opinião pessoal, a hierarquia é absolutamente dispensável, já que todos nós somos canais diretos com a Deusa e o Deus, além de levar a um perigoso "jogo de poder" - que pode, com o tempo transformar a Wicca em apenas "mais uma Religião".

Eu não posso deixar de mencionar que este foi - especificamente - o motivo que me levou a buscar o Caminho Solitário, por enquanto. Eu recusei o posto de "Alta Sacerdotisa" em um Coven - simplesmente porque não acredito que ninguém esteja "acima" de ninguém. Por mais anos de estudo que uma pessoa tenha, ou por mais que ela esteja "à frente" dos outros membros em termos de estudo, eu acho que isso é apenas uma questão de tempo.

Eu já estudei muito, sim. Mas ainda estou aprendendo, e muito, a cada segundo, a cada minuto, a cada hora de cada dia que passa. Eu jamais conseguiria me colocar em uma posição "hierarquicamente superior" a ninguém só porque fulano ou beltrano determinaram isto. E ponto.

Mas, infelizmente, este "jogo de poder" contamina muitas pessoas. E isto só acontece porque existem outras pessoas dispostas a admirar e reverenciar o Ego de outras, admirar o "poder" que estas pessoas exibem, em vez de prestar atenção em seu próprio Poder... Em vez de reverenciar à Deusa e ao Deus, por si sós...

Resumindo: a Hierarquia dentro da Wicca é - realmente - polêmica. Muitas pessoas estão interessadas na Wicca apenas como uma forma de aparecer na mídia e alimentar o próprio ego. Mas outras acreditam, sinceramente, que é necessário passar por todo este processo de Iniciações e Graus a fim de se sentirem seguras.

Texto recebido por e-mail - Autor desconhecido

 

 

Voltar