O Calendário da Paz

Os Maias usavam 17 calendários diferentes, dentre os quais, os 3 mais importantes eram:

O Tzolkin - Calendário Sagrado, ou matriz que rege o universo, composto por 260 unidades (kins) O Tun-uc - Calendário Lunar composto por 13 luas de 28 dias, num total de 364 + 1. O Haab - Calendário Solar, ou ciclo da terra em torno do sol, composto de 18 ciclos de 20 dias (18x20 = 360 dias ou 1 tun) mais um ciclo de 5 dias chamado Uayeb, perfazendo 365 dias.

Através da sincronização destes 3 diferentes calendários, funcionando como engrenagens, os ciclos se conectam e se alinham matematicamente, formando o Calendário de 13 luas de 28 dias - O Calendário da Paz.

No calendário de 13 luas de 28 dias, temos em cada lua, 4 semanas perfeitas de 7 dias cada uma. 7 é o poder da realização e o 4 representa as direções principais do cosmos : Leste, Norte, Oeste, Sul.

13 luas, 13 tons galácticos. A cada 13 dias iniciamos um ciclo, o ciclo da Onda Encantada. 13 é o poder do movimento, é o poder galáctico do tempo, é o n. da sabedoria Cósmica de Deus. Representam nossas 13 principais articulações, assim como o que dá movimento ao nosso corpo, são nossas articulações principais, o que dá movimento aos selos, são os 13 tons. É o aspecto feminino (Ing) , vem do centro da galáxia. O tom é o aspecto energético, espiritual. Representam as 13 constelações maias.

Uma conta de 20 dias, 20 energias solares uma para cada dia. 20 é o n. da totalidade e da realização. Representam nossas mãos e pés, todo o corpo humano está codificado com os aspectos naturais do tempo. É o aspecto masculino (Yang), é a energia solar. O selo é o aspecto físico. Portanto o corpo humano contém os códigos dos ciclos naturais, que governam tanto os aspectos físicos como os espirituais da vida.

O animal que aparece em cada lua refere-se ao Totem (ancestral ou protetor) da lua e é encontrado entre os nomes das constelações maias. Cada animal traz o tom que dá o nome à lua.

KIN: O tempo é formado por ciclos cuja menor unidade é um kin equivalente à alternância de um dia e uma noite. É a pulsação de um único organismo integral, é uma unidade galáctica de medida. Pode ser um dia, uma das treze unidades das ondas encantadas, qualquer umbral galáctico, ou qualquer ser humano.

Abaixo estão as representações dos 20 Selos Solares:

Rosana Batarelli
por e-mail

 

 

Voltar