A Respeito do Homem

A descida do homem ao mais baixo do mais baixo

Allah, o Altíssimo criou o espírito santo (leia-se: homem) como a mais perfeita criação no primeiro reino criado do ser absoluto de Sua Essência; então Ele desejou enviá-lo aos reinos inferiores. Sua razão foi ensinar ao espírito santo a buscar o caminho de volta para a verdade no nível do Todo-Poderoso, procurar sua proximidade e intimidade anterior com Allah. Ele enviou o espírito santo à estação de Seus mensageiros, santos, amantes e amigos. No seu caminho Allah enviou-o primeiramente ao reino da Mente Causal, da unidade, da Alma Total, o reino dos Seus Nomes divinos e atributos, o reino da verdade de Muhammad. O espírito santo tinha com ele a semente da unidade. A medida que ele passou através deste reino lhe foi dada a roupagem de luz divina e foi denominado alma-majestosa. Quando ele passou pelo reino dos anjos, que é o meio dos sonhos, recebeu o nome de "alma movente". Quando finalmente desceu a este mundo de matéria, foi vestido com a roupagem de forma a salvar este mundo, pois o mundo material, se tivesse contato direto com o espirito santo, queimaria até as cinzas. Em relação a este mundo, veio a ser conhecido como vida, a alma humana.

O propósito da vinda do espírito a este, o mais inferior entre os reinos criados, é que ele deve procurar retornar à sua anterior proximidade enquanto está na sua existente forma de carne e ossos: o que deve vir a este reinos de matéria grosseira e, por meio do coração, o qual está no interior de seu corpo, plantar a semente da unidade e lá desenvolver a árvore da unidade. (As raízes desta árvore estão onde sempre estiveram; seus galhos enchem o vazio de beatitude, e lá, para a satisfação de Allah, sustentam os frutos da unidade.) Então no coração do coração o espírito plantou a semente da religião e desejou fazer crescer a árvore da religião, de forma a obter frutos, cada um dos quais poderiam elevá-lo a níveis mais próximos a Allah.

Allah criou corpos para as almas entrarem, e para estas almas, cada uma das quais tem um nome diferente, Ele cronstruiu espaços de acomodação dentro dos corpos. Ele situou a alma humana, a alma da vida, entre a carne e o sangue. Ele situou o espírito santo dentro do centro do coração, onde ele construiu um espaço de matéria sutil para manter aquele segredo entre Allah e Seu servo. Estas almas estão em diferentes partes do corpo, com diferentes deveres, com diferentes ocupações; cada uma, como se comprando e vendendo diferentes mercadorias, obtém diferentes benefícios. Suas atividades sempres lhe traz abundância na forma de generosidade e benções de Allah.

"Como aquilo com que os agraciamos, secreta ou abertamente, esperam por um comércio imorredouro." (Surata Fáter, 29)

É conveniente a cada ser humano CONHECER SUA FUNÇÃO dentro deste universo de sua própria existência, e compreender seu propósito. Ele deve compreender que NÃO PODE MUDAR o que quer que é considerado apropriado para si e pendurado em seu pescoço. Para aquele que quer mudar o que lhe cabe, que está amarrado a este mundo e o ambiciona, Allah pergunta:

"Ignoram eles, acaso, que quando os que estão nos sepulcros forem ressuscitados, e for revelado tudo quanto encerram os corações. " (Surata Adiát, 9-10)

"E a cada homem lhe penduramos no pescoço suas ações..." (Surata Bani Israil, 13)

 

 

Voltar